Casa & Cia 2011 - Dance House - O Fantasma da Ópera

Fotos

Informações

Neste ano, a Mostra Casa&Cia apresenta como temática geral o cinema. O ambiente Área Social da Casa, que possui 77,77m2, tem o filme O Fantasma da Ópera como o elemento definidor de sua estética e concepção. No filme, o Teatro de Ópera apresenta-se com uma dualidade de funções: é uma casa de entretenimento e é também a casa do Fantasma da Ópera. Pelo menos é assim que ele a enxerga... Tendo em vista este fato, a intenção foi criar um espaço que pudesse também cumprir esta dualidade de funções. Assim sendo, foi projetado um ambiente que, a um primeiro momento, trata-se de uma área social convencional de uma residência dividida living, jantar e churrasqueira, mas que com o uso da automação tranforma-se em uma dance house com equipamentos de última geração em som, imagem e luz.

A um único toque na tela touch screen e ao som de uma música remixada pelo DJ carioca Lupa Marinho com o tema do filme, inicia-se a transformação do ambiente: a mesa de centro recolhe mecanicamente, fecham-se as cortinas motorizadas Luxaflex e as cortinas de tecido, abrem-se duas tampas em dois móveis laterais que fazem emergir equipamentos moving-heads de luz, baixam-se quatro flaps motorizados de teto com canhões de raio laser, monster-leds e caixas de som, abre-se uma cortina de tecido em seda pura para deflagrar um painel com luzes estroboscópicas, acende-se a pista de dança e o lustre de cristal começa a girar. Em uma Disco House geralmente encontramos um ou vários globos de espelhos que giram. Neste caso fizemos um lustre inteiro de cristal com um metro de diâmetro e 1.30m de altura girar, tirando partido do efeito dos raios laser nos cristais, o que cria um efeito muito envolvente. Tanto a iluminação específica de Dance House quanto a iluminação técnica do espaço seguem a batida da música. Fumaça cênica complementa o clima de festa e destaca as projeções de raio laser. Além de todos estes elementos a automação contempla ainda todos os equipamentos de som e imagem, o ar condicionado e a lareira elétrica. Tudo  pode ser controlado também por um Ipad ou Iphone. Uma estação central de comando é uma novidade no espaço, que engloba todos os eletrônicos e a máster da automação, funcionando também como divisor de ambientes.

Um monitor de plasma com uma moldura dourada faz as vezes de um quadro virtual, com imagens do filme O Fantasma da Ópera, que foram trabalhadas em computador para que assumissem uma característica de pintura a óleo. São 33 imagens diferentes que alternam-se a cada 7 segundos.

O espaço possui em sua marcenaria sob medida uma estética bastante limpa e contemporânea, nos acabamentos em laca brilho branca e em painéis melamínicos no padrão noce-califórnia. A área da churrasqueira foi totalmente preparada para que pudesse também cumprir as funções de bar, com uma grande bancada de espelhos. Peças em estilo clássico, como um grande espelho do século XIX entalhado em madeira e folheado a ouro, um busto feminino de bronze (aqui representando Cristine, a personagem do filme), banquetas de aproximação e um grande castiçal de chão dão a complementação de caráter mais suntuoso e austero que o filme impõe. Este é o ambiente ÁREA SOCIAL DA CASA. Um espaço pensado para receber amigos com descontração e elegância.  

Entrevistas

Voltar