Casa Cor 2010 - Living Principal

Fotos

Informações

O LIVING PRINCIPAL apresenta-se como uma grande área social de 99m² em ambientes marcados pela simetria e com elementos organizados sempre aos pares. Um espaço urbano, com todas as facilidades da automação residencial, com características de quem acompanhou a evolução dos tempos, mas que não abre mão de reminiscências do passado, seja através de objetos de família ou elementos da arquitetura clássica com leitura contemporânea.

 

     Ao todo são três ambientes nas cores branco, cinza e prata, interligados por faixas contínuas de teto e parede na cor cinza asfalto, delineadas por rasgos de luz. Ao atingirem o chão, estas faixas são finalizadas por elementos em preto, pontuando os três ambientes. Os rasgos de luz, executados em fitas contínuas de led na cor branco quente (Led Tecnologia), encontram ainda continuidade pelos rodapés e rodaforros em laca fosca branca que, juntamente com todos os painéis de revestimento das paredes com acabamento em chapas certificadas no padrão Grigio, foram executados com maestria por Movesa Móveis Design.

 

    O primeiro ambiente para quem adentra o living é o espaço da lareira. Com forma contemporânea e totalmente revestida por granito preto São Gabriel (Graniart) recebe dois calefatores em vidro (lareiras elétricas da Pashmina) com regulagem de intensidade de calor e imagem da chama via automação (DTS-Cinema em Casa). Acima da lareira encontra-se uma grande novidade que dá suporte de imagem e som ao living para recepções especiais ou grandes acontecimentos: um monitor de LED em um flap motorizado que se abre a partir do interior do forro de gesso (Demor Gesso Acartonado). Quando não está em uso, o equipamento passa a inexistir no espaço. O sistema de som é composto por quatro caixas motorizadas de teto com mais outras quatro instaladas no móvel central. Todas elas associadas a dois sub-woofers cujo conjunto garante ao ambiente um som de alta performance e bastante envolvente (tudo da DTS - Cinema em Casa). Este ambiente, que desenvolve-se acima de um tablado elevado (Movesa Móveis Design) revestido por carpete Interface Flooring Systems (Expresso do Oriente) com a instalação de balizadores de piso (Led Tecnologia) recebe estofado de 2,90m de comprimento nas cores prata e branco (Gobbi Novelle) ladeado por duas mesas redondas em acrílico. Nas laterais da lareira, dois aparadores em laca cinza e acrílico fazem composição com duas poltronas de estilo, com estrutura revestida em vinil branco com acento e encosto em tecido com cetim e seda, também em branco. Nos aparadores estão dispostas duas pinhas pequenas e uma grande em cristal (Gobbi Novelle) que ladeiam bustos femininos em mármore (Antiquário Ricordo). Acima dos aparadores estão dispostos 8 quadros, 4 de cada lado, com desenhos de imagens masculinas em grafite e aquarela de Juliano Lopes (Carmen Reis Escritório de Arte). O grande móvel central de 4,65m de comprimento em laca alto brilho branca (Movesa Móveis Design), que faz costas ao estofado da lareira e que envolve pilares existentes revestidos por espelhos, recebe todos os equipamentos eletrônicos (DTS – Cinema em Casa) em sua parte inferior e bandejas de prata com bebidas e taças em sua parte superior (Gobbi Novelle e Parochi Presentes). Compõem ainda este ambiente um par de esculturas em aço com pintura automotiva branca do artista plástico paulista  Roberto Lerner (Carmen Reis Escritório de Arte) que representam simbolicamente, através da forma de cálice (V) e lança (^), a figura do feminino e do masculino.

 

    Os outros dois ambientes são dispostos buscando o efeito mirror, ou seja, possuem uma organização com planta baixa rebatida, possuindo como eixo central um aparador de espelhos de 3.20m de comprimento, explorando a adequação de cores em positivo e negativo, ou seja, o que em um ambiente é prata, no outro é branco e vice-versa. Porém como acontece no primeiro ambiente, os elementos que finalizam as faixas em cinza asfalto são em preto. De um lado o piano de cauda (Mil Sons) e de outro o estofado La Chaise (Gobbi Novelle). Cada um destes dois ambientes é composto por um estofado de 3.00m de largura (Gobbi Novelle) com tecidos em composê (Manjabosco Decor), um par de poltronas contemporâneas, um par de mesas de centro e uma mesa redonda de canto (tudo da Gobbi Novelle) com adornos de Gobbi Novelle e Parochi Presentes. Completam ainda o efeito de composição rebatida um par de pandanos gigantes (plantas ornamentais da Blumengarten) em cachepots de espelho (Movesa) e um par de lustres com 20 braços cada um, de 92cm de diâmetro (Mundo das Luminárias), com cristais Asfour egípsios com finalização em esfera de cristal Swarowski de 60mm com 300 facetes.  Com a incidência da luz natural, um rico efeito ‘aurora boreal’ é projetado sobre o piso e mobiliário, denotando a valiosa pureza dos cristais empregados nestes lustres. Piso flutuante da Durafloor no padrão Branco Provençal serve como perfeito substrato para destacar os dois tapetes Avanti de 3.50X3.50m executados especialmente para o espaço nos tons prata e Fendi (Expresso do Oriente). Nas duas grandes janelas, persianas Duette Luxaflex motorizadas em tom cinza claro com reposteiros no tom Steel Gray (Manjabosco Decor). Ainda nestes dois ambientes, faz-se presente uma combinação de luminárias assinadas pelo arquiteto e produzidas em série pela Led Tecnologia: a LUMINÁRIA LED CAPITONÊ. Trata-se da interpretação, em forma de luz, de um elemento do mobiliário clássico no estilo Napoleão III, muito usado no estofamento de poltronas e sofás. Valorizada pelo cristal Swarowski, nas versões de 1, 3 e 4 fachos luminosos, proporciona, de forma simples e com baixo consumo de energia, um novo efeito para projetos luminotécnicos.

 

O desenvolvimento sustentável é uma preocupação constante na escolha de materiais para os projetos realizados pelo escritório Dall’Agnol R. Junior Arquitetura, Design e Interiores. Para tanto, procurou-se munir o Living Principal de diversos elementos considerados verdes:

 

•    o revestimento das paredes com chapas melamínicas de madeira certificada;

 

•    a utilização do piso Durafloor que possui selo Sustentax;

 

•    o carpete em placas da Interface Flooring Systems, que possui em sua composição diversos insumos provenientes de reciclagens;

 

•    o uso de tintas a base d’água;

 

•    a iluminação técnica do espaço, composta por embutidos de LED para os quadros e móvel central, balizadores de LED para o piso e réguas línea de LED no interior das galerias das cortinas (LED Tecnologia by Laboratório da Luz). Uma luminária de LED é ecologicamente correta por dois motivos. Primeiro, porque não produz lixo químico em sua fabricação e segundo, porque consome somente o equivalente a 8W de energia, sendo muito mais econômico que uma lâmpada tipo AR111, que consome 50W. Ou seja, é 6 vezes mais econômico;

 

•    o largo uso da automação (DTS – Cinema em Casa) para o gerenciamento de energia e controle de todos os elementos que funcionam a eletricidade dentro do espaço, comandados a partir de um LCD de parede de 7” e de um controle  remoto,   ambos  touch-screen.   É  o  caso  de  todos os  18 diferentes circuitos com diversas cenas pré-programadas que englobam a  iluminação decorativa e a técnica, composta ainda por 5 embutidos finestra com 4 lâmpadas halógenas cada um. O sistema de automação residencial Vantage comanda também as cortinas motorizadas, o sistema de som e imagem, o flap motorizado de teto, a lareira elétrica e o ar condicionado (modelo K7 de 60.000BTU’s da Air Studio). Enfim, em tempos de necessidade de consciência ecológica, o uso da automação deixa de ser somente um luxo acessório para tornar-se um luxo necessário.

 

    Receber os amigos em uma atmosfera sóbria e acolhedora, em um ambiente que associa a leveza e simplicidade das formas puras da contemporaneidade com o rico detalhamento de peças cheias de história que remontam o passado da família de seus usuários. Receber de forma a acomodar os diversos grupos de interesse que sempre se formam. Receber com o uso da tecnologia a serviço do conforto e da praticidade. Receber bem. Este foi o intuito do meu trabalho para compor o Living Principal que apresento na edição deste ano de CasaCor RS.

 

Entrevistas

Voltar