casa cor 2008

Fotos

Informações

O Family Room é um ambiente de 33 m², que foi pensado para agregar múltiplas funções: biblioteca, estação de trabalho e home theater, associados ao uso da alta tecnologia. Por se tratar de um ambiente que se integra às demais áreas sociais da casa por meio de três grandes janelas internas, foi pensado dentro de uma concepção que enaltecesse a suntuosidade da residência, em um espaço que valorizasse com elegância o alto pé-direito de 5,10m.  O teto inclinado em madeira de lei escura foi o ponto de partida. Para destacá-lo adotou-se o branco, com todo o seu poder iluminador para tingir o espaço que não possui janelas para o exterior; e o tabaco na madeira de demolição que cria um anel de contorno no ambiente com altura de 1m, em forma de um peitoril, em composição com as prateleiras aéreas que também circundam o espaço. Descrição do Espaço, Tendências, Materiais e Lançamentos: A seguir serão detalhadas as três funções integradas no ambiente – biblioteca, estação de trabalho e home theater, conformada por marcenaria sob-medida com madeira jateada tipo demolição e acabamentos em fresno branco e laca alto-brilho branca, tudo daPurper’s Móveis de Lageado.

1. Biblioteca: apresenta-se na forma de uma torre de vidro com altura total de 3 metros. São sete caixas de vidro 12mm, com 1,10m de largura por 33cm de altura cada (Atelier do Vidro), aparafusadas individualmente ao fundo. Como trata-se de uma torre alta, torna-se impossível alcançar as últimas prateleiras. É aqui que entra um dos maiores diferenciais do espaço: o PERSONAL LIFT. Em substituição à tradicional escadinha, o PERSONAL LIFT, que foi idealizado pelo arquiteto e desenvolvido pela Gaia, caracteriza-se como um elevador que irá erguer o usuário até a altura desejada para que seja possível apanhar o livro escolhido. Este elevador possui um guarda-corpo atrelado a ele, com uma botoeira que comanda o sobe e desce do equipamento. No canto ao lado da biblioteca estão dispostos dois grandes vasos em madeira de demolição (Expresso do Oriente) com arranjo em lanças de São Jorge, uma composição da arquiteta-paisagista Lea Japur.  

2. Estação de Trabalho: ao lado da torre biblioteca, apresenta-se na forma de uma mesa de trabalho com gaveteiros acoplados.  Instalado no tampo da mesa está um outro lançamento: um lift com tampa para monitores de pequeno porte, que faz emergir o LCD para trabalhos no computador, com teclado e mouse wireless. Quando a intenção não é trabalhar no computador, o monitor submerge liberando maior área no tampo. Uma cadeira em couro branco com rodízios e giro da Viver Bem Interiores acomoda com muita ergonomia o usuário.

3. Home Theater: montado com um super monitor de plasma de 60 polegadas, sistema de som 5.1 e equipamentos de última geração com tecnologia Blu Ray (DTS-Cinema em Casa) o equipamento de imagem apresenta-se com uma instalação inusitada. A carcaça do plasma fica escondida atrás de uma parede de espelhos, deixando visível somente a tela do monitor, criando uma perspectiva de muita leveza. Ao lado da tela, sobre o tampo em madeira encontra-se uma bandeja com taças de cristal da Idea Tissot, que forneceu também os vasos em cristal marrom. Na frente do plasma está um grande estofado de 5,30m de largura em seda branca da Viver Bem Interiores (que forneceu também os pufes de apoio). Tal estofado apresenta acentos retráteis e encostos reclináveis proporcionando um total conforto. À frente do estofado está uma mesa de centro em vidro (Atelier do Vidro) com design do escritório do arquiteto, sobre a qual está depositada uma bandeja de prata com serviço de chá da loja Parochi (que também forneceu a caixa de cristal, os vasos brancos e as caixas em forma de livro).  Um imenso tapete de 5,80m por 2,00m da Coleção Polifelpudo da Expresso do Oriente, tramado em tear manual mineiro, com um fio sedoso de pelos cortados na cor prata claríssimo dá aconchego ao ambiente que possui ainda uma mesa de estilo no canto da sala (Antiquário Ornato) com porta-retratos digitais (DTS-Cinema em Casa) e uma poltrona Charles Eames em couro branco (Contemporânea). Todo o mobiliário está sobre o piso Carvalho Provençal Branco, um lançamento da Durafloor, fornecido pela Costaneira. Para permitir um melhor controle da luz natural que vem da clarabóia externa ao ambiente, persianas Luxaflex no modelo Rolô Motorizada ladeadas por reposteiros em organza branca (tudo da Manjabosco Decorações), vestem o ambiente com conforto e praticidade.A luminotécnica do espaço é composta por 24 lâmpadas AR70, fitas de led no contorno dos tampos e, acima da mesa de canto, um grande lustre pendente de cristal com pantalha externa em organza branca, uma customização do objeto proposta pelo arquiteto. Tudo do Laboratório da Luz. Os circuitos de iluminação, todos os equipamentos eletrônicos, o plasma, os lifts e as cortinas Luxaflex são comandados por um sistema de automação redidencial da empresa americana Vantage, que conta com dois equipamentos LCD touch screen para o controle do espaço: um fixo, junto à entrada do ambiente e outro remoto. Tudo da DTS-Cinema em Casa.

Elegância, praticidade, conforto e sofisticação foram as intenções de projeto para a criação de um ambiente único e inovador que fosse ao encontro dos gostos mais exigentes. Se, de fato, atingimos o objetivo, o público visitante nos dirá.             

Fotos álbum: fotógrafo Henrique Amaral.

Voltar