casa cor 2006

Fotos

Informações

O Home Theater tem 50,17 metros quadrados, a proposta do projeto foi criar um espaço ambientado como um living (e não como uma sala de cinema), com sofisticação e elegância, com muita atenção ao conforto e a praticidade. Tal concepção vai ao encontro da realidade da maioria das residências, que não possuem um espaço destinado exclusivamente à montagem de um cinema em casa. A estruturação do compartimento permite que os equipamentos de som e imagem fiquem escondidos quando não estão em uso; e em contra-partida, quando em uso, conferem o máximo em termos de performance e versatilidade.O espaço foi subdividido em dois diferentes níveis: o nível normal do acesso principal, onde encontra-se uma grande mesa multifuncional com 2,60m de largura, junto ao móvel central divisor dos dois níveis (ambos da Mezzom Móveis), e um outro nível, em um tablado elevado a 40cm, onde localizam-se o estofado -Casa de Pedra- com acentos retráteis e encostos reclináveis (confeccionado em seda pura prata-antigo) e as quatro poltronas Egg de Arne Jacobsen em couro branco, tudo da loja Viver Bem.

Inserida em um contexto de “arquitetura em movimento”- tendência internacional muito em voga no momento (e que o arquiteto já vem aplicando em seus projetos desde 2000), a proposta arquitetônica contempla a estética da simetria. O mobiliário, bem como todos os demais elementos componentes do projeto  apresentam-se aos pares: um par de lustres pendentes TYG - modelo Negro de 12 braços - em cristais asfour egípsio (Laboratório da Luz), um par de mesas de apoio em laca preta (Viver Bem), um par de mesas de centro em espelho (Mezzom Móveis), um par de poltronas Egg e um par de cortinas em cada lado, um par de nichos horizontais na face posterior e frontal do ambiente – este último compondo uma filmoteca catalogada para 500 DVD’s (Mezzom Móveis), um par de plantas Nolina (Floricultura Flor-de-liz), um par de degraus de acesso ao nível principal elevado, e um par de aparelhos de ar-condicionado tipo split (Artel).

A proposta cromática do espaço dá destaque aos tons da cor berinjela, que aparece no carpete Beaulieu (Costaneira), no tapete semi-circunferencial sob a mesa (Expresso do Oriente), nos objetos soltos e no móvel central que contém os equipamentos eletrônicos e o plasma. Este móvel com saliências e reentrâncias, projetado pelo escritório de Dall’Agnol e executado pela Mezzom Móveis é composto por mais de 1500 peças quadradas em três diferentes tamanhos, com acabamento bicolor em laca alto brilho. O branco está presente no faixa central de teto e parede (em gesso acartonado da Demor), nas poltronas EGG e no puf clássico em veludo da Villa di Lucca. O preto aparece  nas laterais do teto e em alguns móveis soltos, como as cadeiras da mesa (modelo Tulipa) da Tok & Stok. O steel gray, um prata antigo, marca presença nos roda-forros em Fórmica e no imenso estofado. O champagne, por sua vez, é destaque nas cortinas (Luxaflex) e nos painéis que revestem as paredes, laminados em linheiro e cortados por faixas horizontais em pau-ferro (Mezzom Móveis). Todas estas cores mais neutras atuam como coadjuvantes, dando contraste ao berinjela.

O espaço possui um sistema 7.1 de reprodução de som (uma caixa central, duas frontais laterais, dois sorrounds, dois back sorrounds e o sub-woofer) e um duplo sistema de geração de imagem: um plasma de 50” e um telão de 106” com projetor (DTS-Cinema em Casa). Estes três equipamentos possuem sistemas de movimentação mecanizados (Gaia). O plasma está acoplado a um lift que o permite tanto emergir de dentro do móvel central, quanto girar até 180 graus, para que possa ser assistido além do lado do living, também no lado da mesa. Quando voltado para esta, o plasma além das funções de TV  e reprodutor de imagens de DVD, vídeo  e  TV  por assinatura passa a assumir também as funções de um super monitor de computador, o qual é operado através de teclado e mouse sem fio. Esta característica de giro do equipamento é que denota a multifuncionalidade da mesa (em estrutura em ferro cromado e tampo em vidro 16mm da Mezzom Móveis, by Ergocentro).  Assim sendo, o usuário pode assistir ao filme enquanto executa alguma outra atividade junto à mesa, pode assistir ao filme enquanto faz uma refeição, pode trabalhar junto ao computador e pode assistir a uma programação diferente daquela reproduzida no telão, onde os fones de ouvido são opção extra. O plasma quando voltado para o living pode funcionar como janela pip de espera do programa principal a ser exibido no telão e é ideal para os dias ensolarados, quando se deseja assistir um filme com as cortinas abertas (cortina modelo Duette Majestic Eclipse da Luxaflex, by Decorações Manjabosco), visto que o telão necessita de um espaço escuro e o plasma não. O projetor está instalado junto a um lift de teto, que o recolhe para dentro do gesso quando desligado. O mesmo processo ocorre com o telão, onde ainda é possível assistir a uma imagem em dois formatos: wide screen  e 4:3  (proporções da tela de TV) com o auxilio de tarjas laterais, também retráteis mecanicamente, que delimitam o campo de visão, aumentando o conforto de quem assiste.

Quanto ao isolamento acústico, utilizou-se chapas Isoplax de 3,75cm de espessura no espaço de 12cm entre as paredes e os painéis de madeira que as revestem.  A textura dos materiais utilizados no revestimento do piso, nas cortinas e nos tecidos auxiliam na função anti-refração do som.

O projeto luminotécnico, que inclui lâmpadas halógenas na iluminação de destaque, incandescentes nos lustres pendentes e T5 no balizamento dos degraus, contou com a participação de Patrícia Barros, do Laboratório da Luz.

Todo o espaço é controlado pelo sistema Vantage de automação residencial (DTS – Cinema em Casa), o qual inclui 16 cenas de luminotécnica, o ar condicionado, o lift do projetor, o lift do plasma, a tela elétrica, o computador e todos os demais aparelhos eletro-eletrônicos. Um LCD de parede com acionamento touch-screen, o qual dispensa o uso de interruptores convencionais, e um controle remoto também touch-screen, com tela colorida, comandam o espaço com sofisticação e comodidade.

O Home Theater é um espaço pensado para reunir a família e receber amigos com conforto, estilo e praticidade.

Voltar